segunda-feira, 31 de março de 2008

Questões sobre o livro - Jornalismo 2.0

Questões do livro JORNALISMO 2.0


1) Expliquem com as palavras de vocês (não vale copiar o texto do livro) o que é e como funciona o RSS e, ainda, quais as vantagens de se adotar essa ferramenta.


È uma distribuição de informações que é disponível na internet como forma de notícias. O uso do RSS facilita o acesso às informações, tornando o acesso imediato á informação do interesse de cada leitor.
As informações publicadas, ou seja, as matérias ficam disponíveis no site e só usar o programa de leitura do RSS.
O RSS também é definido como um dialeto que servem para agregar se ao web.


2) Com suas palavras, digam o que são os blogs, sua origem e aplicações, e qual a importância dessa nova forma de comunicação para o jornalismo?

Os usuários de internet utilizam do blog para publicarem informações pessoais e públicas. O blog foi criado com o objetivo de tornar o que antes era particular em público. O blog já foi utilizado antes como uma espécie de diário eletrônico particular ou agenda.
Os blogs hoje são utilizados para divulgarem informações de interesse público. No caso de blogs jornalísticos, existem várias formas de divulgarem a mesma notícia de formas variadas.

3) Façam um RSS usando uma conta Google, no Google Reader, e insiram pelo menos três desses serviços, de sites brasileiros. Relatem aqui os passos seguidos para essa tarefa

Para utilizar o RSS é só entrar no Cadê ou no Google, escrever o nome do e-mail, logo em seguida efetuar a busca pelo assunto desejado, seja beleza, cultura, saúde etc. em seguida dar um clique na palavra atualizar.

4) Mais uma vez com as palavras de vocês, sem copiar do livro, definam Web 2.0 e digam e comentem as transformações que esse novo paradigma deve provocar (e já está provocando) no jornalismo (200 palavras, pelo menos).

A Web 2.0 é o formato mais eficaz de se obter dados é divulgar dados, notícias e informações de interesse pessoal ou público. Referindo-se a Web jornalismo, observa-se que existe uma troca de informações em tempo real e curto. A rapidez que as informações chegam até o internauta com a ajuda de profissionais especializados.

A tecnologia é um aliado forte do jornalismo, mas em contra partida existe o outro lado, os suportes, que tentam promoverem uma convergência. Como existe uma necessidade veloz de disponibilizar as informações em tempo real e em curto prazo, o risco de realizar uma boa apuração em tempo hábil das informações é quase zero. Portanto a internet e a Web nos permite mesmo com as convergências de mídia a atualização de informações em tempo real, essas informações sejam atualizadas e tempo real com mudanças permanentes.

5) Com base na leitura do livro, podemos entender que a reportagem colaborativa nos permite obter uma nova forma de obter e trocar informações em tempo real.

Assim os profissionais da área de jornalismo podem interagir entre si, dando prioridade a qualidade das informações. Assim permitem que o leitor de a sua opinião, e os internautas tenha acesso a Web, podendo fazer comentários sobre as notícias publicadas. Além de contribuir com informações e dados, possibilitando os jornalistas a obterem maiores informações sobre o mesmo assunto ou diversos.

6 - Baseados na leitura do livro, digam o que entendem por “reportagem colaborativa”. Citem exemplos práticos, mesmo que fictícios.

Com a utilização do flick pode se criar uma conta, assim publicar a foto no flick utilizando a palavra felicidade.
O tags significa o uso de uma palavra chave no flick. assim publiquei uma foto e utilizei a palavra felicidade como tags para buscar a minha foto , assim a foto pode obter até 75 tags .
Na página o tags possibilitam uma busca avançada de fotos , pois a palavra tags significa : dar um titulo para a foto , assim permitindo uma localização rápida da foto .


7) Como se pode adicionar áudio nas reportagens publicadas em blogs? Defina
alternativas e descreva o passo a passo desse procedimento.


para realização do download é necessário uma busca pela internet , pelo arquivo que se deseja . podendo carregar um vídeo para dentro do blog . em seguida copiar o código disponível do HTML, depois clicar em editar . depois é só efetuar a buscar pelo vídeo baixado , e anexar junto a matéria publicada . esse recurso é muito útil não somente para os profissionais mas para todos aqueles que fazem uso desse recurso .

quinta-feira, 13 de março de 2008

Fidel Castro renuncia à Presidência de Cuba

Depois de quase meio século no poder, o líder cubano Fidel Castro renunciou nesta terça-feira aos cargos de presidente e comandante das Forças Armadas de Cuba. Em um artigo publicado no jornal do Partido Comunista, "Granma", ele afirmou que não vai mais voltar ao poder. Seu irmão Raúl Castro , que assumiu o cargo após o afastamento de Fidel, em julho de 2006, continuará na Presidência até que a Assembléia Nacional eleita em janeiro escolha o sucessor oficial de Fidel.

A CARTA DE DESPEDIDA

Desde 1976, Fidel vinha sendo eleito e ratificado no cargo de Presidente do Conselho de Estado. Antes disso, já ocupava o poder em Cuba há 17 anos, desde a Revolução Cubana que derrubou o governo de Fulgêncio Batista, em 1959. O líder cubano disse que continuará escrevendo para o Granma, mas sua coluna "Reflexões do comandante-chefe" passará a se chamar "Reflexões do companheiro Fidel".


O anúncio de sua renúncia foi recebido pela comunidade internacional com apelos por democracia. Em viagem pela África, o presidente americano George W. Bush, disse esperar que a decisão do líder cubano marque o início de uma transição democrática na ilha , com "eleições livres e justas". Nos EUA, John Negroponte, subsecretário de Estado, disse que não acredita que o fim do embargo aconteça em breve.

Eu acredito que a mudança com Fidel Castro deve marcar o começo de um período de transição democrática - disse Bush em entrevista coletiva. - O que isso significa para o povo de Cuba? São eles que tiveram negado o direito a viver em liberdade.
Fidel liderou o movimento que derrubou o líder pró-Estados Unidos Fulgêncio Batista em 1º de janeiro de 1959. Ele comandou o regime cubano como primeiro-ministro por 18 anos, passando à Presidência do país por escolha da Assembléia, eleita após a aprovação da Constituição Socialista de 1976. Durante anos, foi o inimigo número um dos EUA.

Entrevista com Anderson Albergaria estudante do 7º período de Jornalismo

O tema da monogrfia do Estudante Anderson Albergaria é sobre a presença da mulher no jornalismo esportivo de Minas Gerais , seus problemas , dilemas e vitórias conquistadas pelas mulheres desse área.


O trabalho irá abordar sobre a desigualdade entre homens e mulheres na profissão, pois as oportunidades para as mulhres são bem menores , o sálario e inferior sendo a carga hóraria sendo as mesmas.

O aluno estará criando um programa de rádio no formato de rervista abordando o tema do jornalismo esportivo feminino.

Na visão de Anderson o jornalismo esportivo deveria dar oportunidades iguais a homens e mulheres para exercer sua função com dignidade .


leia mais andersonblog1.blogspot.com

http://andersonblog1.blogspot.com/