Capítulo 1:
FTP, MB,RSS, oh!!!!!
Informação digital: Megabytes, gigabytes e terabytes
Para tornar mais fácil falar de uma quantidade de bytes, nós usamos prefixos como kilo, mega e giga, como um kilobyte, megabyte e gigabyte (K,M e G, ou KB,MB e GB). Um kilo é aproximadamente um mil, mega é em torno de um milhão, giga é um bilhão, e assim por diante. Quando você vai precisar de 40 gigabytes de espaço? Bem, um CD contém 650 megabytes, assim não vai levar muito tempo para ocupar todo o espaço, especialmente se você tem muitos arquivos de música e fotografias digitais.
Um pentabyte é o equivalente a 250 bilhões de páginas de texto, o suficiente para encher 20 milhões de arquivos de quatro gavetas. Isso significa que você nunca deve enviar um e-mail com um anexo maior do que um megabyte ou você vai encher sua caixa de correio e a da pessoa a quem você está enviando .
A sigla URL (Uniform Resource Locator) ou endereço da Web é a chave para entender esse processo. Ela se parece muito com o recebimento de cartas pelo correio em sua casa ou escritório.
O navegador da Web é a ferramenta que as pessoas usam para acessar as informações da
Internet que são publicadas como parte da World Wide Web. É um software que você conhece
pelos nomes de Internet Explorer, Safari ou Firefox e que faz três coisas importantes:
1)Busca e localiza informações
2) Recupera a informação e a traz de volta para você
3)Converte a informação para exibição no seu computador.
Leitores e feeds2 do RSS
Como fazer os feeds trabalharem para você: Se você já recebeu um e-mail do tipo “News Alert” (alerta de notícia) do Google ou Yahoo quando tentou fazer uma busca, você pode entender o volume de informações disponíveis na Web e a necessidade de uma tecnologia avançada que o ajude na sua busca.
O RSS básico
RSS vem de Really Simple Syndication, que quer dizer: realmente simples. Ele te permite fazer uma assinatura para ter acesso a um feed de informação que é transmitido diretamente a seu leitor RSS ou navegador Web. Por que RSS? O RSS ainda é uma ferramenta recente para os usuários da Internet. uma tendência crescente de acessar conteúdos de sites da Web, sem passar pelas páginas de abertura. 22
23
Mensagem instantânea
Você envia mensagens instantâneas? Se a resposta for não, talvez você deva enviar uma, como experiência. Famoso entre os adolescentes e pré-adolescentes, este método de comunicação é também incrivelmente eficaz para as empresas onde muitas pessoas trabalham no mesmo prédio, mas não estão próximas geograficamente para poderem se falar fisicamente umas com as outras.
Capítulo 2:
FTP, MB,RSS, oh!!!!!
Informação digital: Megabytes, gigabytes e terabytes
Para tornar mais fácil falar de uma quantidade de bytes, nós usamos prefixos como kilo, mega e giga, como um kilobyte, megabyte e gigabyte (K,M e G, ou KB,MB e GB). Um kilo é aproximadamente um mil, mega é em torno de um milhão, giga é um bilhão, e assim por diante. Quando você vai precisar de 40 gigabytes de espaço? Bem, um CD contém 650 megabytes, assim não vai levar muito tempo para ocupar todo o espaço, especialmente se você tem muitos arquivos de música e fotografias digitais.
Um pentabyte é o equivalente a 250 bilhões de páginas de texto, o suficiente para encher 20 milhões de arquivos de quatro gavetas. Isso significa que você nunca deve enviar um e-mail com um anexo maior do que um megabyte ou você vai encher sua caixa de correio e a da pessoa a quem você está enviando .
A sigla URL (Uniform Resource Locator) ou endereço da Web é a chave para entender esse processo. Ela se parece muito com o recebimento de cartas pelo correio em sua casa ou escritório.
O navegador da Web é a ferramenta que as pessoas usam para acessar as informações da
Internet que são publicadas como parte da World Wide Web. É um software que você conhece
pelos nomes de Internet Explorer, Safari ou Firefox e que faz três coisas importantes:
1)Busca e localiza informações
2) Recupera a informação e a traz de volta para você
3)Converte a informação para exibição no seu computador.
Leitores e feeds2 do RSS
Como fazer os feeds trabalharem para você: Se você já recebeu um e-mail do tipo “News Alert” (alerta de notícia) do Google ou Yahoo quando tentou fazer uma busca, você pode entender o volume de informações disponíveis na Web e a necessidade de uma tecnologia avançada que o ajude na sua busca.
O RSS básico
RSS vem de Really Simple Syndication, que quer dizer: realmente simples. Ele te permite fazer uma assinatura para ter acesso a um feed de informação que é transmitido diretamente a seu leitor RSS ou navegador Web. Por que RSS? O RSS ainda é uma ferramenta recente para os usuários da Internet. uma tendência crescente de acessar conteúdos de sites da Web, sem passar pelas páginas de abertura. 22
23
Mensagem instantânea
Você envia mensagens instantâneas? Se a resposta for não, talvez você deva enviar uma, como experiência. Famoso entre os adolescentes e pré-adolescentes, este método de comunicação é também incrivelmente eficaz para as empresas onde muitas pessoas trabalham no mesmo prédio, mas não estão próximas geograficamente para poderem se falar fisicamente umas com as outras.
Capítulo 2:
Web 2.0
O termo “Web 2.0” se refere às páginas web cuja importância se deve principalmente à participação dos usuários. Com freqüência, o conceito é comparado e colocado em oposição à expressão Web 1.0. Este termo foi criado retroativamente para descrever as limitações que caracterizaram o desenvolvimento inicial da rede, baseado no conceito de páginas Web, em programas que não respeitavam a privacidade, como o marketing opt-out1, e a exigência de cadastramento prévio para acesso ao conteúdo da página.
WEB 2.0 tem tudo a ver com abertura, organização e comunidade
• Web sites que não são mais depósitos isolados de informação com canais de comunicação de uma só via (um entre muitos), mas que, ao invés disso, são fontes de conteúdo e funcionalidade.
• Um enfoque da criação e distribuição de conteúdos na Web caracterizada pela comunicação aberta, controle descentralizado, liberdade para compartilhar e re-combinar conteúdos, bem como o desenvolvimento da idéia de “mercado como uma conversa” (muitos para muitos).
Os editores da Web estão criando plataformas ao invés de conteúdo. Os usuários estão criando conteúdo.
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Ainda há criação, é claro, mas um modelo revolucionário de criação se comparado com os métodos tradicionais, predominantes entre a maioria das pessoas com mais de 30 anos.
Enquanto isto, o Google mudou as estratégias de publicidade sem nunca ter contratado um vendedor e forneceu a maior parte dos argumentos que alimentaram o crescimento dos negócios na Web 2.0.
...sites como o You Tube criaram sofisticados armazéns de estocagem de conteúdos, sem nunca terem desenvolvido conteúdos próprios....
Os jornalistas também adoram os mapas do Google, que são um ótimo exemplo de Web 2.0, porque qualquer pessoa pode copiar o software para criar serviços de notícias baseados nos mapas.
Esta abertura contrasta bastante com empresas como a Microsoft e AOL, que dominaram a era da Web 1.0, onde tudo era propriedade privada e controlado.
O YouTube foi fundado por três antigos empregados do PayPal, o banco online e financeira que impulsiona grande parte do comércio do eBay.
O Flickr, que foi lançado em fevereiro de 2004, foi desenvolvido pela Ludicorp, uma empresa sediada em Vancouver. Um ano mais tarde, a Yahoo comprou o web site de compartilhamento de fotos, mas fez pouco para integrá-lo a seu pesado portal.
Tags e folksonomia: novas formas de organizar conteúdo
Os participantes da revolução Web 2.0 usam tags para catalogar ou apenas localizar, conteúdos que eles próprios criaram. Os tags são escolhidos informalmente e não pertencem a nenhum esquema de classificação formalmente definido.
Uma nuvem de tags (do inglês tag cloud) é um sistema automático inserido num site para visualizar as tags mais usadas pelos visitantes da página.
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Você consegue usar o Digg?
A Web 2.0 usa intensivamente a sabedoria popular e poucos sites ilustram tão bem isto quanto o Digg. Ao lado do respeitável site Slashdot e dos recentes Reddit e Newsvine, ele conta com os leitores para submeter e promover artigos e notícias de outras páginas da Web
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Qual o significado de tudo isso para o jornalismo?
Os leitores não são mais receptores passivos de mensagens. Eles criam, compartilham e comentam. E eles esperam poder fazer isso também nos sites de notícias. Se você tiver a oportunidade, leia os comentários sobre suas matérias e escreva para aqueles que merecem uma resposta.
Capítulo 3:
Ferramentas e Brinquedos
Apesar da perturbação já causada pelos Web sites ao modelo tradicional de publicação e transmissão, nós ainda não vimos nada.
Os perfis pessoais em buscas: Se você ocupa uma posição em que precisa contratar pessoas, com certeza já baixou o Google e Yahoo em sua tela. Pesquisar na Web sobre um candidato a emprego é um procedimento comum hoje em dia e os resultados são evidentes.
Pen drives2 e cartões de memória: Você se lembra dos disquetes? Você provavelmente tem um estoque deles em sua casa ou escritório, embora já não os utilize mais. Isto porque eles armazenam uma pequena quantidade de dados – 1.4MB. Um disquete pode guardar apenas uma, talvez duas, fotos digitais.
IPOD: O delgado e elegante gorila de 400 quilos
Uma maquininha que mudou o panorama da mídia é o Apple iPod. Entre as potencialidades e usos do iPod, eu incluo qualquer um dos MP3s que estão no mercado com capacidade para vídeo.
“Outros” sem fio
Algumas pessoas atualmente ainda se conectam à Internet sem fio com um computador laptop. Ok, isto é normal, na medida em que os laptops são ainda o veículo básico para as pessoas entrarem na Internet.
• Muitas cidades estão trabalhando com sistemas municipais sem fio para garantir acesso livre à Internet em áreas específicas, como por exemplo a região do centro urbano.
• Cartões especiais fornecidos pelas maiores companhias de celulares podem ser inseridos em muitos laptops e permitem a conexão sem fio com a Internet, em qualquer lugar na área de cobertura de celulares.
• Uma companhia chamada Clearwire, fundada por Craig McCaw, que criou uma das primeiras empresas de celular, está operando em várias cidades americanas
Capítulo 4:
Novos métodos de reportagem
Phil Meyer começou seu livro escrito em 1991 “The New Precision Journalism” (O Novo Jornalismo de Precisão1) com uma observação que parece ainda mais visionária hoje em dia: “Se você é um jornalista, ou está pensando em se tornar um, você já deve ter observado o seguinte: são cada vez maiores os pré-requisitos para se tornar um jornalista”2.
Planilhas e armazenamento de dados
Se você é um repórter e acha que ainda não está totalmente pronto para ter seu blog, ou
para acessar os feeds do RSS, áudio e vídeo, você deveria buscar incorporar a tecnologia a seus projetos atuais.
Conteúdos Produzidos por Usuários da Web (Crowdsourcing)
Conforme discutido no capítulo 2, o conceito de Web 2.0 refere-se a uma fase da Internet onde comunidades motivadas e entusiasmadas podem agir conjuntamente, aumentando valor e a importância de uma determinada página Web.
Reportagem compartilhada, colaborativa ou em código aberto
O conceito de reportagem compartilhada ou distribuída pressupõe a existência de transparência numa empresa de notícias.
Capítulo 5:
Como fazer um Blog
O que é um Blog?
Eu odeio o termo “blog”. Ele não soa como uma coisa revolucionária, avançada tecnologicamente ou de vanguarda. Mas é exatamente isto o que os blogs são.
1. Um jornal online freqüentemente atualizado, escrito num estilo de conversa, com
entradas apresentadas numa ordem cronológica inversa (os fatos mais recentes entram no topo da página).
2. Links com outras notícias e informações encontradas na Web, complementadas com
comentários e análises feitas pelo blogueiro (ou blogueiros).
3. Um link de “comentários” que permite aos leitores colocar suas próprias idéias a respeito do que o blogueiro está escrevendo. Nem todos os blogs permitem comentários, mas muitos permitem.
Como os blogs se tornaram um fenômeno?
Os blogs nem sempre são bonitos de se ver, mas eles podem ser publicados por qualquer um que clique o mouse.
Post: Um texto publicado num blog ou, segundo o verbo original em inglês, publicar
num blog.
Permalink (link permanente): Um link disponível em cada texto (post) que facilita
seu acesso direto sem ter de rolar a página do blog.
Trackback: Um mecanismo de comunicação entre blogs, que permite que um
blogueiro deixe outro saber que ele, ou ela, estão linkando o material deles. Isto permite que os leitores de quem está linkando cada post.
Blogroll: Uma coleção de links normalmente encontrados na barra lateral de um blog com função de informar os leitores do blog sobre os sites que o blogueiro visita freqüentemente.
Linkblog: Um blog que compreende links a outras fontes online com pouco ou nenhum
comentário original.
Vlog: Um blog que exibe comentários de vídeo como sua mídia primária, assim como um “blog vídeo”.
Moblog: Blogando a partir de um componente móvel, como um “blog móvel”, como textos postados de um telefone celular.
Linke, sintetize e analise: Citar fontes é, evidentemente, importante num blog e a ferramenta pode ser materializada na forma de links. Seja objetivo nos títulos: Uma tendência dos blogueiros inexperientes é ser irreverente demais e m seu modo de escrever no blog, especialmente nos títulos que eles dão aos seus posts.
Freqüência e administração dos comentários
Seja breve com seus posts: Para seus leitores mais leais, você é o intermediário entre eles e as fontes de informação que eles estão tentando seguir.
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Uma das razões pelas quais os blogs são populares é que eles levam em conta a interatividade e dão aos leitores um sentido de participação.
Usando fotos e screenshots
Você leria um jornal ou revista que não tivesse fotos, gráficos ou outro tipo de ilustrações? Claro que não. Portanto, não espere que os leitores se interessem por um blog sem graça, sem qualquer tipo de arte.
Capítulo 6:
Como fazer reportagens para a Web
• “Escrever para a Web é se colocar entre a transmissão para televisão e o texto impresso – mais objetivo e vigoroso do que o texto impresso.
• “Escrever bem para a televisão pressupõe sentenças diretas e simples e uma idéia em
cada sentença.
• “Busque escrever um texto com energia, use verbos e substantivos fortes.
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Capítulo 7:
Áudio Digital e Podcasting
O básico: formatos de áudio
Ajuda bastante conhecer os formatos de arquivo digital antes de começar. Se você baixa
ou ouve áudio num site da Web, é provável que ele esteja num formato compactado para que o acesso seja mais rápido.
Compatibilidade: Os arquivos podem ser facilmente baixados em um computador Windows ou Mac através de uma porta USB 2.0 no computador. Se você tem um PC, não vai precisar de nenhum software adicional. Se você está usando um Mac, precisará de um conversor de arquivo para mudar os arquivos WMA para MP3 ou algum outro formato legível num software Mac, como o iTunes.
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Usando um microfone
Embora o uso de um microfone externo seja um aborrecimento extra durante uma entrevista, a qualidade de som agregada compensa o esforço.
A captura de som ambiente não é a mesma coisa do que gravar barulho de background. As entrevistas devem ser feitas num local que permita que as vozes sejam gravadas sem interrupção.
Gravando com seu computador
Para gravar uma ligação telefônica digitalmente, você vai precisar de outro equipamento: uma unidade de controle de gravação de telefone que é vendida pelo equivalente a 25 dólares (em torno de R$50,00).
• Nome do arquivo: Você pode selecionar File->New (Arquivo->Novo) e criar um novo
arquivo ou escolher uma outra pasta, no seu sistema, onde o novo arquivo será colocado.
• Formato: Você deve gravar no formato WAV, pois assim seus arquivos não são compactados e, por isso mesmo, são de alta qualidade.
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